sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dicas diárias - Chás de inverno


Com esse friozinho que está fazendo, nada melhor do que uma bebida quente para aquecer. O Ayurveda ensina que durante o inverno, o chá é uma boa pedida, principalmente se utilizarmos ingredientes que aumentam um pouco o pitta no organismo para aquecer a temperatura corporal, pois essa época tende a desequilibrar o kapha (quando está úmido) e o vata (em tempos frios e secos).

Ingredientes como o gengibre pode ser usado por todos os doshas, pois é praticamente tridosha. Apenas o pitta deve usá-lo sem exagero para não aumentar demais o fogo digestivo . Os vatas e kaphas podem usar o gengibre à vontade.

Quando for fazer o chá, apenas tome cuidado com ingredientes que não desequilibrem o seu dosha. Pimenta, por exemplo, é muito bom para kapha, mas aumenta demais o fogo digestivo, agravando pitta e ressecando vata ainda mais.

Outra boa utilização dos chás é para resfriados e gripes comuns nessa época do ano. Ingredientes como canela, cravo, açafrão e gengibre são ótimos para melhorar irritações de garganta, tosse e congestão nasal. Se for pitta, não use o cravo, pois é um ingrediente muito forte que aumenta demais esse dosha.

Adoce com mel, principalmente se for kapha, pois o mel também aquece muito. Se for vata ou pitta, prefira açúcar mascavo ou melado.



Receitinhas de chás para o inverno:

Chá vatta e kapha

Gengibre cortado (à gosto)

1 pauzinho de canela

2 cravos

300 ml de água

Ferva os ingredientes por alguns minutos até que fique do seu gosto (se quiser mais forte, deixe ferver por mais tempo) e deixe descansar. Se for kapha, pode acrescentar um pedaço de açafrão ou uma pitada de pimenta para cozinhar junto.


Chá para pitta

100g de gengibre

1 punhado de folhas de hortelã

Ferva o gengibre na água. A hortelã deve ser colocada depois que o fogo for desligado e deve-se tampar o recipiente do chá, pois seus óleos essenciais (responsáveis pelas propriedades) são voláteis.

Esses chás também são ótimos para serem tomados meia hora antes das refeições para melhorar a digestão.


Por Thays Biasetti


Obs: Os chás não devem ser usados por mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de 2 anos.

http://yogajournal.terra.com.br/

Nenhum comentário: