domingo, 29 de novembro de 2009

Vênus regente de 2010



O ano de 2010 é o trigésimo do atual ciclo solar(que se iniciou em 1981). Seu regente é Vênus, o princípio original do amor e da harmonia. Vênus busca o equilíbrio, favorece os relacionamentos,a estética e a beleza.
Ele é o planeta que atrai os nossos olhos com sua luminosidade e beleza, quando olhamos o céu, principalmente no nascente e no poente do Sol.
  Simbolizando nosso desejo de união e de relacionamentos, Vênus rege a nossa capacidade de atrair pessoas, objetos e situações que desejamos.
  Vênus tem a tarefa de contar para o Sol, ou para o eu, a respeito de seus afetos, gostos, escolhas e preferências, descrevendo sua habilidade em conquistar, apreciar, valorizar, agradar, amar e ser amado, atraindo para si paz, equilíbrio, bem-estar e satisfação.
  A pequena benéfica, como também é chamada, rege ainda a maneira de gerar dinheiro, vantagens, benefícios e ganhos palpáveis, concretos e materiais, bem como a maneira como cada um de nós vivencia suas escolhas e relacionamentos, amenizando tudo, enfeitando e colorindo de prazer o que você faz.
Vênus rege os signos de Touro e Libra. Em Libra simboliza o desejo por relacionamentos, parcerias, associações e casamentos; representa o princípio de justeza e de justiça, de paz, de harmonia, de equilíbrio e proporção, tão indispensáveis ao cultivo da paz, da arte, da beleza e da diplomacia.
  Como regente de Touro, o signo das posses, valores e bens de todo tipo, simboliza o desejo de obter segurança material, para sustentar seus desejos, proporcionar conforto e bem-estar, satisfazer seus caprichos, explorando ao maximo o prazer que os sentidos podem proporcionar.
  No mapa astrológico de cada um de nós, o signo em que Vênus se encontra descreve nossa autoestima e com quais valores exercemos nosso poder de atração do bom e do belo nos relacionamentos, situações e prazeres em geral. A casa em que ela está, aponta em quais assuntos você vai utilizar essas qualidades e vivenciar todos os benèvolos efeitos. No mapa das mulheres representa a autoimagem feminina e no mapa masculino, o pefil de mulher que o atrai.

                                                                                                   Vênus na Mitologia


  Vênus para os romanos, ou Afrodite para os gregos, era uma das principais deusas do panteão mitológico. Filha de Urano, o céu, Afrodite nasceu da castração que Urano sofreu pelas mãos de seu filho Cronos ou Saturno,e foi com o sêmem de seu pai caído no mar, que Afrodite foi gerada. Ela é, portanto, filha do céu e do mar.
  Seu nome em grego significa "espuma", " a nascida das espumas" ou, ainda, " a que surge das ondas do mar". Saída das águas da ilha de chipre, Afrodite foi promovendo o desabrochar de tudo por onde passava. Acolhida por Horas, deusa do tempo, foi vestida, ornamentada e conduzida à mansão dos Olímpicos, onde habitavam os deuses. Assim que chegou, foi admirada e invejada por sua beleza, que seduziu a todos exceto
à Palas Athena , a deusa da sabedoria e da honra, à Artemis, deusa lunar e das artes e á Héstia, deusa do lar e da espiritualidade. Para acalmar essas deusas e aplacar o desejo dos deuses, Zeus obrigou-a a casar-se com Hefesto, o artesão dos metais, deus coxo e feio. Mas isso em nada freou os apetites de Afrodite, que manteve um caso de amor eterno com Ares, o deus da guerra, além de muitos outros caso com deuses e heróis. Afrodite ou Vênus teve poucos filhos e aparecia sempre acompanhada de um deles, Eros, o deus do amor, que fazia apaixonar-se todo aquele que fosse flechado por ele.
  Entre os caldeus, Vênus era Ishtar, comparada à virgem mãe sumeriana, senhora dos céus e deusa da fertilidade, e eles a apelidaram de aquela que indica o caminho das estrelas. Enquanto deusa da tarde, favorecia o amor e a volúpia; enquanto deusa da manhã, presidia os atos de guerra e de massacre. Era  considerada filha da Lua e irmã do Sol.
  Os cultos assírios assim como as pinturas do palácio Mari,do segundo milênio, lhe dão o leão como atributo. tambem na literatura religiosa é, as vezes, chamada de leão furioso ou leoa dos deuses do céu. Enquanto deusa do amor e rainha dos prazeres, também é chamada de aquela que ama o gozo e a alegria e seu culto se associava as prostituições sagradas: sacerdotizas que serviam em seu templo eram encarregadas de iniciar os homens jovens nos prazeres do amor.
  Desde as eras mais primitivas, Vênus/Afrodite está associada a estrela das doces confidências, a primeira das belezas celestes, que inspirava apaixonados com a impressão do seu brilho suave sobre a alma contemplativa. Em todas as mitologias, a divindade representa os mais belos atrativos e não há quem possa rivalizar com ela. Sob seu manto de proteção estão a alegria de viver, a embriaguez dos sentidos, o prazer da estética, o reino da ternura e das carícias, o desejo amoro de fusão sensual, a busca eterna pela harmonia e pela paz no coração, ou a tudo aquilo que chamamos de felicidade. Na mitologia afro-brasileira, Afrodite é a nossa querida Iemanjá.
(almanaque do pensamento 2010, ed.Pensamento-cultrix Ltda)

Nenhum comentário: