sábado, 4 de fevereiro de 2012

A PARÁBOLA DO MUNDO:



O mundo é como uma mesa posta para revezamento sucessivo de convidados que vêm e vão. Tem travessas de ouro e de prata, abundância de comida e perfumes. O convidado sábio comer o suficiente para si, cheirar os perfumes, agradece ao seu anfitrião e parte. O convidado tolo, por outro lado, tenta levar algumas travessas de ouro e prata, só para vê-las serem arrancadas de suas mãos e ele mesmo ser empurrado, desapontado e desonrado.

Suponha que um navio chega a uma ilha muito arborizada. O capitão do navio diz aos passageiros que permanecerá algumas horas lá e que eles podem desembarcar por pouco tempo, e os avisa para não se demorarem demais. Em conformidade, os passageiros desembarcam e passeiam em direções diferentes. Os mais sábios, entretanto voltam depois de pouco tempo e, encontrando o navio vazio, escolhem os lugares mais confortáveis.

Um segundo grupo de passageiros passa mais tempo na ilha admirando a folhagem das árvores e ouvindo o canto dos pássaros. Embarcando, eles encontram os melhores lugares do navio já ocupados, e têm que se contentar com os menos confortáveis.

Uma terceira turma perambula mais adiante e, encontrando algumas pedras brilhantes e coloridas, carrega-as de volta ao navio. O atraso em embarcar os obriga a alojarem-se nas partes baixas do navio, onde percebem que a sua carga de pedras, que a esta altura perdera todo o seu brilho, os atrapalha muito.

O último grupo vai tão longe em suas perambulações que fica fora do alcance da voz do capitão chamando-os a bordo, o qual por fim tem que zarpar sem ele. Eles perambulam numa situação irremediável e finalmente ou morrem de fome ou são presas de animais selvagens.

O primeiro grupo representa os fiéis que se mantém completamente afastados do mundo, e o último grupo, os infiéis que só se importam com este mundo e nada com o próximo. Os dois grupos intermediários são aqueles que preservam sua fé, porém se envolvem, mais ou menos, com as vaidades das coisas presentes.

Fonte: Livro: A Alquimia da Felicidade – Editora Fissus Ltda.

Nenhum comentário: