segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O poder do Gayatri Mantra


O Gayatri Mantra tem os três elementos que figuram na adoração de Deus: descrição, meditação e oração. As primeiras nove palavras do mantra representam os atributos do Divino: 'Om bhur-bhuva-swaha thath savitur varenyam bhargo devasya'. 'Dhimahi' pertence à meditação (dhyána). 'Dhiyo yo nah prachodayaath' é a oração ao Senhor. O mantra é, conseqüentemente, a oração a Deus para conferir todos os poderes e talentos.

Sarvaroganivárini Gáyatrí
"Gayatri é quem cura todas as doenças".
Sarvaduhkha parivárini Gáyatrí
"Gayatri repele toda a miséria".
Sarvaváncha phalasri Gáyatrí
"Gayatri é quem satisfaz todos os desejos".
(Versos em Sânscrito)

Gayatri é quem doa tudo o que é benéfico. Se o mantra é cantado, vários poderes se manifestarão no indivíduo.

Por conseguinte, o Gayatri Mantra não deveria ser tratado com pouco caso. No nosso processo de respiração, o som do Gayatri é parte integral dele. O som é uma lembrança da nossa verdadeira forma. No processo da respiração temos a inalação e a exalação. No Yoga-Shástra, a inalação é chamada de púraka e a exalação é denominada rechaka. Manter o ar respirado é chamado kúmbhaka. Quando o ar é inalado, o som produzido é So-o-o. Quando ele é exalado, o som é Ham-m-m. So-Ham... So-Ham...(1). So é That (Isso). Ham é 'eu'. 'Eu sou That (Isso)'. 'Eu sou divino'. Cada ato de respiração proclama isso. Os Vedas declararam a mesma coisa nos pronunciamentos:

That thwan asi
"Isso tu és".
Aham Brahmaasmi
"Sou Brahman".
Ayam Atma Brahma
"Este Átman é Brahman".
(Versos em Sânscrito)

Não imagine que Deus é algo distante de você. Ele está dentro de você. Você é Deus. As pessoas querem ver Deus. Sathyam jñánam anantham Brahma, dizem as Escrituras. A Verdade é Deus. A Sabedoria é Deus. Ambos estão presentes em toda a parte. Elas transcendem as categorias do tempo e do espaço. A Verdade é aquilo válido em todos os tempos: passado, presente e futuro. Essa verdade é Gayatri.

Gayatri é, assim, o residente interno do coração (hridaya). Hridaya contém a palavra daya, que quer dizer compaixão. Existe a compaixão em cada coração. Mas em que proporção ela é demonstrada na vida real? Bem pouco. Durante todo o tempo, somente a raiva, a inveja, o orgulho e o ódio são manifestados. Essas más qualidades não são naturais ao ser humano. Elas são opostas à natureza humana.

Foi declarado que quem se baseia somente na mente é um demônio. Quem se baseia no corpo é um animal. Quem segue o Átman (o Ser) está dotado divinamente. Quem confia no corpo, na mente e no Átman é um ser humano. A humanidade é a combinação de corpo, mente e Átman. O Homem deveria se esforçar por ascender ao Divino e não descer à natureza demoníaca ou animal.

Cantem o Gayatri tão seguidamente quanto possível. Se vocês cantam enquanto no chuveiro, o seu banho será santificado. Da mesma maneira, cantem-no antes das refeições. O alimento torna-se, então, uma oferenda ao Divino. Desenvolvam uma sincera e profunda devoção a Deus.

Texto parcial do site de Pedro Kupper

Nenhum comentário: