sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A DEUSA MÃE



DEMÉTER

Em todas as épocas, os homens têm concebido uma Grande-Mãe que zela pela humanidade lá do céu ou do lugar dos deuses. Este conceito é encontrado em todas as religiões e mitologia. Essas grandes mães que dominam as idéias de diferentes povos, em todos os tempos, espaços e culturas, tem similaridades surpreendentes. A única explicação possível para justificar tal acontecimento é que todos estes mitos representam uma realidade psicológica, que foi percebida como uma imagem surgida do inconsciente e projetada para o mundo exterior, tomando a forma de um ser divino. Como Jung já nos esclareceu, as deusas são princípios dotados de forças que funcionam separadamente da vontade consciente do homem e cuja ordem ele deve curvar-se.
A Mãe é a mulher madura, no pico de seus poderes. Ela é a provedora da vida. É a madona que balança e acaricia seu bebê, mas também é a leoa que caça para se alimentar e lutará até a morte para proteger seus filhotes. As deusas-mães são associadas aos grãos. Invoque as deusas-mães para a fertilidade, para melhorar seus relacionamentos, para nutrição e tudo o que for questão familiar.
São elas: Ísis, Deméter, Ishtar, Ceres, Danu, Anahita, Asherah, Sheng-Mu, Hathor, Lakshmi, etc.

Visão Cósmica- Terra



DEMÉTER a deusa dos cereais, presidia a colheita abundante da vida. Na mitologia romana, ela é conhecida como Ceres. Ambas são representadas como o arquétipo da mãe,contendo simbólicamente os atributos da Deusa Tríplice no contexto da lenda que se refere a elas.
 Metafóricamente, o mito de Perséfone e de Demeter explora as tres fases da vida da mulher, ou seja: a da donzela Perséfone, a da mãe Deméter e como velha Hécate. A donzela vai para o jardim da vida com inocência, inconsciente dos lugares escuros que aguardam seu processo de amadurecimento. O mundo subterrãneo representa o grande útero que contém o mistério de nossa fertilidade e criatividade. A mãe perde a filha, ou a sua própria juventude, para o contínuo mistério do envelhecimento. Durante os anos da menopausa é possível que a mulher sofra um processo de perda ao passar para a próxima fase da vida. A velha leva o feminino para a luz do despertar que irá revelar a verdade. Nesta fase a mulher precisa encontrar um modo de compreender e equilibrar a sua vida com uma nova percepção da história "total" da sua vida. Por último a mulher irá encontrar consolo e paz interior ao compreender os aspectos claros e escuros da vida e aceitar o processo de envelhecimento pelo qual passa todo ser humano.
È essencial aprender a se alimentar interna e externamente. Deméter representa os grãos e os frutos, assim ela nos ajuda encontrar um meio de alimentar o nosso corpo e o nosso espírito.
Por raiva podemos nos matar de fome. Podemos nos alimentar inadequadamente porque nos sentimos carentes.Podemos não saber discernir entre o verdadeiro alimento para o espírito e o alimento ilusório do desejo. Como o corpo da mulher acompanha os ciclos da lua, sua biologia interna tem relação com os humores e emoções de uma cultura coletiva.O que essa cultura lhe diz sobre o seu corpo, suas necessidades sua beleza e seu valor? Encarar questões como essas lhe fará curar seu Feminino Divino no mundo de hoje.
Toda mulher é Deméter, Perséfone e Hécate.Cada mulher é única em si mesma.
O caminho desta libertação impõe um exame honesto de sua disposição para cruzar o limiar de suas trevas e encontrar nelas o tesouro de sua Luz.

Nenhum comentário: