sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A DEUSA- VIRGEM OU DONZELA



PERSÉFONE -



A Donzela representa a juventude, a vida em flor, se traduz em uma mulher inocente, mas também sedutora que reconhece o seu poder sexual. Ela retrata o nosso modo irreverente, sendo considerada a "virgem". A palavra virgem no sentido primitivo, significava "não casada", ou seja, aquela que não tem marido, portanto, o termo "virgem", usado em relação às deusas antigas, não tinha o significado atual. Podia, portanto, ser usado perfeitamente para uma mulher que já tivesse tido experiência sexual e podia até, ser aplicado a uma prostituta.
A deusa-virgem é aquele aspecto da mulher que não foi afetado pelas espectativas sociais e culturais, determinadas pelo sexo masculino. O aspecto da deusa virgem é uma pura essência de quem é mulher e daquilo que ela valoriza. Ele permanece imaculado e não contaminado, porque ela não o revela, pois o mantém sagrado e secreto, ou porque o expressa sem modificação para refutar os padrões masculinos.
Conforme descreve Esther Harding em seu livro "Os Mistérios da Mulher" que: "a mulher que é virgem, uma-em-si-mesma, faz o que ela faz não por causa de nenhum desejo de obter poder sobre o outro, nem para atrair seu interesse ou amor, mas porque o que faz é verdadeiro. Suas ações podem, de fato, ser não convencionais. Pode dizer não, quando seria mais fácil, mais adaptado, convencionalmente falando, dizer sim. Mas como virgem ela não é influenciada por considerações que fazem com que a mulher não-virgem, casada ou não, se acomoda e se adapta à conveniência".

As deusas-donzelas são freqüentemente associadas as flores e devem ser invocadas nas magias do amor, da beleza, do sexo e dos recomeços.
Exemplo delas: Nimue, Perséfone, Blodeuwedd, Brigid, Bhoidheoch, etc.
Tempo: Alvorecer.
Estação: Primavera
Visão Cósmica- Sol


A Deusa Vesta era a guardiã romana da lareira sagrada na qual uma chama imaculada estava sempre acesa.
Vesta era a versão romana da Deusa grega Héstia, cujo nome significa literalmente, 'Deusa da Lareira".
A lareira de vesta e Héstia era uma versão do útero da terra, o centro cálido da casa, da família e da prole.
A função de Vesta é ascender a lareira. Aqui o centro ou o foco, é a chave.
Em sua aspiração mais elevada ela conserva o corpo e a casa limpos, e portanto tem uma aura pura e capacidade para criar espaços sagrados. Uma de suas mensagens é " Conheça suas verdadeiras paixões" . Entretanto Vesta mantém a temperatura da casa amena, nem quente ou exaltada demais, nem fria ou distante demais, mas a temperatura certa para manter tudo funcionando perfeitamente.Ela também nos inspira a estabelecer uma ponte entre os mundos da razão e das emoções, a trabalhar consciente e hábilmente com energias potencialmente voláteis e destruidoras.
Em seu templo em roma, o fogo de Vesta era estinto ritualmente unma vez por ano. Durante o tempo em que ele permanecia apagado era oferecida a oportunidade de entrega às trevas, de submissão a um processo de transformação e do deejo do retorno da Luz.
Assim, se estamos vivendo de acordo com os princípios da Deusa Tríplice Vesta, permitimos que a luz se apague occasionalmente. Isso, por si só educa a vontade, nos impulsiona para a Luz em direção ao despertar: nos torna alertas, presentes e conscientes. Assim somos abençoados com a experiência de reacender o fogo. Se não tivéssemos passado pel escuridão, não saberíamos apreciar a Luz e vice-versa.
Viver de acordo com a Deusa no novo milênio significa, entre outras coisas, invocar e aceitar as trevas, o lugar do útero fértil.

Nenhum comentário: